A reposta para essa pergunta é honestamente bastante simples e consiste no segredo do sucesso de qualquer atividade: disciplina. Ou seja, não adianta querer ser um leitor ágil e com a capacidade de assimilar bastante informação de maneira consistente se não existe prática de leitura. Contudo existe uma série de técnicas que ter permitiram desenvolver ainda mais a habilidade de ler rapidamente.
Neste sentido, com a demanda de um mundo laboral cada vez mais qualificado a capacidade de ler as vezes passa desapercebida. Embora no final das contas acaba por se tornar uma importante ferramenta, já que as pessoas treinadas a ler tem uma capacidade aprendida de compreensão muito mais desenvolvida.
Precisão ocular e campo visual
Apesar de existirem certas técnicas que te auxiliaram a desenvolver ainda mais a sua técnica de leitura é fundamental verificar se tudo está funcionando corretamente. Assim sendo, mover os olhos com precisão é fundamental para poder trabalhar em alta velocidade. Contudo, em primeiro lugar é vital saber se a visão funciona corretamente e não existe a necessidade do auxílio de óculos.
Assim sendo uma ideia que te ajudará a fixar os olhos consiste em demarcar com um lápis o lugar onde os olhos deveriam se fixar. Além do mais para poder ler rápido deveríamos reduzir as fixações regulares que realizamos no texto. Em outras palavras, seria como criar um padrão de leitura sem necessariamente desviar os olhos para todos os detalhes dos textos.
Ritmo e leitura dobrada
Provavelmente as pessoas que têm um pouco mais de dificuldade para ler é porque normalmente verbalizam a leitura mentalmente. Dessa forma desacelerando o processo de compreensão e leitura. De fato, esse é um vício técnico na hora de ler que, as vezes, acompanha o leitor por toda a vida. Contudo, depois de identificado é muito fácil de corrigir, com prática, exercícios diários e uma consciência corporal para evitar a reincidência desse mau costume.
Além do mais o ritmo também participa de forma efetiva para desenvolver hábitos saudáveis de leitura e para que ela seja, uniforme, efetiva e compreensiva. Assim sendo, utilizar o metrônomo para poder marcar e determinar o ritmo de leitura servirá como um apoio extra. Mesmo que funcione apenas para treinar a velocidade e compreensão da leitura é fundamental não sobre passar a sua velocidade limite do dia. Ou seja, não adianta saber ler todo o texto em uma incrível velocidade se a compreensão do que foi lido é inferior a 70%.
Os fatores ambientais
Outro conselho básico e mais comum se a intenção é lembrar da ideia e das coisas que lemos consiste em prestar atenção. Ou seja, a concentração que demandamos para realizar uma tarefa, evidentemente aumenta a possibilidade que nosso cérebro receba uma impressão positiva. Dessa maneira recordando sobre aquilo que foi lido com mais facilidade.
Neste sentido, o fator ambiental influencia muito na hora de ler. Assim sendo, uma das recomendações dos especialistas para uma leitura efetiva é estar relaxado e o que ambiente em questão reflita esse estado de ânimo. Desse modo a atenção estará direcionada em ler e compreender o que foi lido, sem se distrair com problemas relacionados a ansiedade, etc.
Conselhos para uma rápida, efetiva e concentrada leitura
Agora que já foram expostos alguns argumentos que dizem a respeito da importância da prática da leitura, vale a pena recordar dos detalhes mais importantes. Assim sendo, como conselho principal consiste em encontrar um lugar idôneo para a leitura ou utilizar de técnicas de respiração para relaxar o corpo e se preparar para qualquer nova aventura.
Lembre-se também sempre de manter atenção ocular constante e ritmada, mas não se esqueça de não sobrepassar o limite de velocidade. Ou seja, pratique e desenvolva ainda mais a sua habilidade de leitura mas também aprenda a respeitar os seus limites e entender que para e evoluir é sempre necessário, disciplina, prática mas também muita paciência e amor-próprio.