Essa pergunta pode parecer um pouco absurda quando a lemos pela primeira vez, mas, qual foi última vez que você parou para pensar? E, o que significa pensar? Bom, neste artigo vamos afrontar algum dos aspectos do pensamento humano e a importância de colocá-lo em prática diariamente.
Talvez, a tecnologia e o seu desenvolvimento tenham um papel de destaque de como o homem moderno está cada vez mais preguiçoso para pensar. Ou seja, hoje em dia recebemos a informação já processada sobre praticamente tudo que queiramos saber e por isso, pensar pode parecer bastante exaustivo. Contudo, a ansiedade, o estresse e muitos outros transtornos mentais podem ter origem nesse fato.
O que significa pensar?
De fato, nunca deixamos de pensar e mesmo que a nossa concentração não esteja focada em nossos pensamentos, eles estarão ali. Porém, preferimos tomar nossas decisões de acordo com as poucas informações que coletamos do exterior sem analisar o que realmente queremos internamente. Como em muitos casos também somos simplesmente guiados pelas decisões alheias a nós.
Nesse sentido, pensar significa concentrar-se em alguma coisa o tempo suficiente para produzir uma ideia sobre ela. Por essa razão, muitos pesquisadores apontam que os modelos de ensino atuais não produzem esse efeito nos alunos já que o sistema de avaliação valoriza mais a memória que a compreensão do que foi estudado em si.
Uma maneira de pensar através do Tractatus Logico-Philosophicus de Ludwig Wittgensteine
O Tratado Lógico Filosófico de Ludwig Wittgensteine consiste em um dos exemplares que melhor nos ajudará a ordenar nossos pensamentos. Decerto, o filósofo Ludwig faz um discurso detalhado sobre como ordenar e dar sentido ao nosso pensamento.
Por isso, esse livro é considerado uma excelente oportunidade para começar a aclarar e desenvolver nossas ideias. Isto é, o livro se ocupa, entre outras coisas, de condições ótimas para empregar a nossa linguagem de maneira correta. Em outras palavras, a maneira que pensamos é muito mais volátil e subjetiva que a nossa linguagem e esse livro nos ajuda a pensar antes de falar, mesmo que demande um pouco mais de tempo no princípio.
René Descartes nos instiga a pensar com o seu Discurso do Método
Provavelmente o Discurso do Método poderia ser considerado um dos primeiros manuais de qualquer novo filósofo. Desse modo, ele é considerado como um clássico da filosofia de todo os tempos onde o filósofo explica seu método de racionamento.
Em seu livro é possível encontrar ilustrações do desenvolvimento desse método através de breves rascunhos autobiográficos intercalados com argumentos filosóficos. Ou seja, um livro para aprender a lidar com a nossa consciência como modo de guia para todos que desejam aprender a pensar.
Assim sendo, na obra, a primeira de suas quatro regras do método consiste em interiorizar o que se denomina a “Dúvida Metódica”. Ou seja, não admitir como verdadeiro nada sem conhecer a evidência do que é. Isso inclui, não se precipitar ou agir sobre o impulso e utilizar dos princípios racionais, evidentes e claros.