literatura erótica

A literatura erótica e algumas obras famosas

Mesmo que e o sexo e todas as suas vertentes fossem um grande tabu, ele nunca deixou de estar presente na nossa cultura. Desse modo, a literatura erótica serve como um exemplo de como a sexualidade humana está presente em quase todos os setores das nossas vidas.

Assim, obras como as 50 sombras de Grey e Lolita poderiam fazer parte desse gênero literário que ainda divide muitas opiniões. Por isso, se ultimamente a sua sexualidade está em segundo plano, espero que esse artigo seja uma fonte de inspiração para crescer mais uma vez a chama da paixão e do desejo.

Quais são os benefícios da literatura erótica

De fato qualquer tipo de literatura fomenta a atividade cerebral, mas quando nos referimos a literatura erótica, existem uma série de benefícios para a nossa sexualidade. Em primeiro lugar está comprovado que quando pensamos em sexo, damos início a uma série de processos fisiológicos que nos estimulam e nos prepara para uma relação sexual em si.

literatura

Nesse sentido, ler contos eróticos ou algum romance que descrevam cenas explícitas de uma relação sexual serviram como uma verdadeira fonte de inspiração. Segundo do médico sexólogo Juan Kusnetzoff os livros eróticos se diferenciam da pornografia porque estimulam a imaginação. Em suma, alimentar a nossa imaginação sexual terá um impacto direto na nossa vida sexual de forma positiva.

A Vênus das Peles e Amos e Masmorras, o início do BDSM na literatura erótica

Pode ser que essas duas obras não sejam as mais conhecidas, mas de certo modo são caracterizadas por apresentarem o BDSM como um dos argumentos principais do enredo. Sendo assim, Lena Valenti utiliza um thriller policial para trazer ao seu leitor um pouco do mundo BDSM e um conjunto de práticas eróticas alternativas. Assim, nessa obra podemos encontrar situações que combinam o Bondage, a disciplina, a dominação e também um pouco de sadomasoquismo.

Já no livro de Sacher-Masoch podemos encontrar uma das primeiras narrações da submissão sexual e existencial como forma de prazer. Ou seja, uma conduta sexual posteriormente definida por Freud como masoquismo. Nesse caso, A Vênus das Peles também serve como um clássico exemplo que nos permite explorar ainda mais a literatura contemporânea. O que nos leva a compreende ainda mais a ideia da liberdade sexual e a sexualidade humana.

O empoderamento feminino através da literatura erótica

Em contraposição da ideia equivocada de que a literatura erótica se resume em fetiches eróticos e cenas de sexo explícito. Ela também tem um papel sociocultural bastante importante. Em outras palavras, esse gênero literário também traz a tona debates políticos, como a igualdade de gênero e os direitos LGBT.

erótica

Dessa forma, Lilith, um livro de poemas eróticos está centralizado no empoderamento feminino e na sexualidade da mulher. De fato, Lilith na cultura popular foi considerada a primeira mulher de Adão que se negou a posição de submissão feminina em relação ao homem. Finalmente, nessa brilhante obra que reúne poemas eróticos de jovens escritoras cearenses, fazem uso da sexualidade feminina como uma forma de protesto político reivindicando o prazer feminino.

Entradas creadas 13

Publicaciones relacionadas

Aviso Legal | Contato
© Copyright 2024 – Editora Literata

Comienza escribiendo tu búsqueda y pulsa enter para buscar. Presiona ESC para cancelar.

Volver arriba