Quando você tem alguma coisa que contar e a sua imaginação dá voltas em tramas e ideias. Talvez seja a hora de você pensar em escrever um livro. Pode até parecer uma ideia descabida se você não se dedica a escrever, mas se não se deixe enganar porque uma boa história não precisa de um curso superior para surgir.
Em outras palavras, esse artigo servirá para poder te convencer a colocar mão na massa. Nesse sentido existem muitos métodos e conselhos para poder dar sequência e vida a sua imaginação. Desse modo você poderá expressar as suas ideias para poder atingir o seu público em questão e eles possam entender o que você quis dizer.
Disciplina, organização e planejamento
Sem sombra de dúvidas a disciplina é a uma das ferramentas mais importantes que podemos desenvolver para poder alcançar fazer qualquer trabalho que requer uma dedicação constante. Mas não adianta simplesmente ser disciplinado se no final das contas não existe um planejamento que funcione tanto a curto e a largo prazo.
Em terceiro lugar a organização será o que permitirá que você desenvolva a disciplina e uma rotina impecável para poder lograr todos os objetivos do seu planejamento. Portanto, se você quiser desenvolver a sua história de uma forma orgânica e estruturada, abuse das ferramentas de mapas mentais e organigramas. Elas te permitiram seguir o ritmo correto e darão um sentido lógico a sua trama, embora a sua escrita é livre para poder ser do jeito que você quiser.
Ajuste um mapa mental a sua história
Construir um diagrama mental para a sua história te ajudará a guiar a sua história. Desse modo você terá uma importante ferramenta para definir a personalidade de personagens da trama. Também será possível ir editando e adicionando novas ramas a partir das ideias pré-determinadas pela premissa original da sua história.
Um diagrama mental funciona da seguinte maneira: você decide qual é a trama e a premissa original da qual você gostaria de desenvolver o seu roteiro. A partir daí você pode ir adicionando ideia, que se estarão conectadas a acontecimentos ou características de personagens. Ou seja, a história pode ser inteiramente ordenada por diagramas para logo depois ser narrada a partir do ponto de vista mais interessante.
Utilize a inspiração com sabedoria
Apesar de a disciplina ser a ferramenta mais importante na hora de escrever ou produzir algo novo, não podemos depender apenas dela. Embora a sua trama e todas as coisas que criamos são frutos da nossa imaginação, saber escrever mesmo sem ela é uma tarefa que requer prática e dedicação.
Contudo, com essa ferramenta desenvolvida, você poderá dar continuidade a sua história de maneira uniforme. Ou seja, a inspiração servirá para dar início ao motor, porém o combustível mais seguro para que tudo funcione como o esperado será a sua disciplina e dedicação.
Esteja preparado para os desafios
Saber estar preparado para os desafios significam conhecer de antemão todos os imprevistos que possam surgir no meio do processo. Isso inclui no período de produção e de pós-produção, onde normalmente ocorrem os problemas mais inesperados.
Contudo para poder começar e terminar uma história é importante levar em consideração que nunca se pode prever os acontecimentos da vida. Ou seja, é importante ter a tarefa de escrever como um trabalho que necessita de certos rituais para poder alcançar aos níveis de produtividades necessárias. Dessa forma, com o passar do tempo escrever será quase um momento de meditação onde você permite que as suas ideias fluam de maneira natural.